Carrinho 0 item(s)


Atendimento Online
Suporte OnLine
Boletim

Biometria Digital: O que é e como ela pode impactar o seu negócio

A biometria digital oferece diversas vantagens para empresas, independente do tamanho ou segmento. Saiba como a sua software house pode se beneficiar com isso.

Talvez você não tenha pensado sobre isso ainda, mas a biometria digital realmente ganhou espaço nos últimos anos e dominou ainda mais processos do dia a dia, como é o caso da ferramenta de desbloqueio dos celulares através da digital e das urnas eleitorais e caixas eletrônicos.

No âmbito dos negócios, isso não foi diferente. Há tempos a biometria é utilizada como meio de autenticação da presença e frequência de colaboradores, mas essa tecnologia também ganhou inúmeras outras funcionalidades para as empresas, sabia?

A digitalização de processos administrativos já era uma tendência para a área de gestão de forma geral, porém o contexto da pandemia acelerou (e muito!) esse desenvolvimento, e a biometria e os certificados digitais têm tudo a ver com isso. Quer entender por quê? Então continue com a gente!

O QUE É BIOMETRICA DIGITAL?
Se formos pela origem da palavra, biometria quer dizer medição (metria) da vida (bio). Agora falando de forma prática, a biometria digital é uma tecnologia de reconhecimento que utiliza um sistema eletrônico e informações biológicas de indivíduos e se baseia em três princípios: captura, extração e comparação.

Ou seja, para que um sistema de biometria digital funcione é preciso primeiro coletar os dados biométricos dos indivíduos; depois, é necessário armazená-los no sistema, traduzindo-o e criando um padrão, e esse processo é o que chamamos extração; por fim, a biometria precisa ser colhida a cada vez que a autenticação precisar ser feita e esta acontece por comparação do dado atual com o dado padrão armazenado no sistema.

Apesar de hoje ser tecnológica, a biometria como meio de identificação em si não é um conceito novo, sua primeira utilização data da pré-história. Sua principal vantagem é a segurança e confiabilidade que oferece à autenticação, evitando fraudes devido à baixa taxa de alteração destes dados.

TIPOS DE BIOMETRIA
A biometria pode ser colhida através de diversos dados únicos dos indivíduos. Os principais são:

Leitura de impressão digital: o mais popular e acessível tipo de biometria, a impressão digital é confiável e muito eficiente, não à toa que está presente nos smartphones, caixas eletrônicos, cartões-ponto, autoescolas, passaportes, urnas eleitorais e muitos outros sistemas que dependem de uma identificação.

Reconhecimento facial: esse sistema também é utilizado por alguns celulares e funciona com uma espécie de mapeamento do rosto, porém ele é menos confiável, pois o rosto pode ser modificado de diversas formas.
Reconhecimento de voz ou fala: o tipo de identificação utilizado pelas assistentes virtuais como a Alexa e a Siri. Possui baixo custo, mas pode ser afetada por ruídos ou alterações na voz.

Leitura de retina ou íris: um dos tipos mais confiáveis de identificação, pois são informações imutáveis ao longo dos anos, mas também possui um maior custo.

E além desses, ainda existem vários outros métodos menos comuns, como geometria das mãos, leitura das veias e reconhecimento da digitação.